sexta-feira, 6 de maio de 2016

Como Cuidar de um Gato Recém-Nascido

O ideal é que um gatinho alimente-se da mãe por até oito semanas antes de ser adotado ou separado dela. No entanto, em alguns casos — como um animal resgatado, morte da mãe natural ou quando as circunstâncias fazem a gata rejeitar um ou mais filhotes —, a intervenção humana torna-se necessária. E parabéns por esse gesto de amor, piedade e compaixão em querer ajudar o seu bichano! Antes, porém, vamos conversar...





  1. Compre um leite e uma mamadeira específicos para gatos (conhecido como biberão), à venda em pet shops. Costumamos usar a mamadeira da marca PET NURSE e o leite da marca MAX MILK.
  2. Ofereça a mamadeira a cada 2 horas e sempre com o gatinho em pé (como na foto ), ou de barriga para baixo. JAMAIS, ofereça a madeira com o gatinho de costas, de barriga para cima – ele pode aspirar o leite e morrer afogado!
  3. Sempre que você der mamadeira, pegue um algodão úmido e faça movimentos circulares no pipi e no bumbum. Os gatinhos não sabem fazer as necessidades sozinhos (a mãe lambe) e precisam de ajuda.
  4. Arrume uma caixinha (que pode ser de sapato), coloque uma bolsa de água quente (morna) e a envolva numa manta bem quentinha. Deixe os gatinhos sempre aquecidos pois eles não tem a mãe para se encostarem. Na falta de bolsa você pode colocar água quente em uma garrafa pet.
  5. Gatinhos bebês são hiper frágeis. Portanto, ao menor sinal de problemas, procure imediatamente um veterinário!

Deve estar atento a algumas possibilidades


  • Por mais duro que pareça não deve misturar o gato com outros gatos na casa, por pelo menos 40 dias (quarentena);
  • O filhote pode estar cheio de vermes.  Neste caso, vai ter de dar para ele um remédio chamado Flubenol (para filhotes de gato) ou ¼ de qualquer outro remédio para verme, tal como, Duprantel.
  • O filhote pode estar com diarreia. E neste caso se o soro caseiro (a receita está mais abaixo) não resolver, vai ter de levar no veterinário imediatamente. Ou ainda, deve ter o cuidado de observar se o gatinho está fazendo as necessidades fisiológicas com regularidade e normalidade, caso verifique alguma anomalia deve ir de imediato ao veterinário.

Receita do Soro Caseiro

3,5 gramas de sal (uma colher de chá rasa de sal)
20 gramas de açúcar (duas colheres de sopa rasas de açúcar)
1 litro de água, fervida, filtrada ou mineral.

O interessante é manter a proporção de 8 partes de açúcar para uma de sal (pode-se usar tampinhas de refrigerante para dosar, por exemplo: uma tampa de sal e oito de açúcar para um litro de água). Evite super dosagem, principalmente do sal.

Modo de Preparo

Basta misturar bem os ingredientes com uma colher.

Próximo tópico irei ensinar como fazer o leite para o gatinho.

E assim, com amor e alguns cuidados o seu gatinho vai crescer forte e feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©